Sueli Mamede Lobo FerreiraCristina Helena Almeida de Carvalho2024-12-102021https://docs-beta.cecampe.ufpb.br/handle/123456789/355A trajetória do financiamento de três programas universais do Governo Federal realizados pelo FNDE, são eles o PDDE, PNAE e PNLD.O trabalho tem como foco análise da trajetória do financiamento de três programas universais do Governo Federal realizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no período de 2003 a 2020. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental e u*liza-se a análise quantitativa por meio de estatística descritiva. Os dados rela*vos ao PDDE e PNAE foram extraídos do FNDE no link liberação de recursos e as informações do PNLD foram retiradas do site do FNDE em dados esta3s*cos do programa. O objetivo é investigar os avanços e desafios da política de assistência financeira da União à educação básica. Os dados mostraram que os recursos financeiros repassados aos entes federados reduziram ao longo do período analisado e insuficiente para o cumprimento dos objetivos propostos dos programas universais. Conclui-se que o governo federal, por meio dos programas federais universais, tem reduzido sua função constitucional de assistência financeira suplementar com o intuito de mitigar as desigualdades socioeducacionais entre os entes federados.ptEducação BásicaFinanciamentoPrograma Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)O financiamento dos programas universais do Governo Federal à educação básica entre 2003 e 2020: avanços e desafiosArticle